Como Denunciar Abuso e Engano no YouTube

O primeiro passo é conhecer leis contra este tipo de comportamento e, em segundo lugar, conhecer os regulamentos da plataforma, neste caso YouTube, onde o comportamento está sendo conduzido. Este é processo correto e eficaz, se você crê, em boa fé, que alguém está fazendo vídeo que engana o público que assiste; em vez de fazer vídeo atacando esta pessoa, o que só vai gerar mais drama e briga virtual, embora esta seja a escolha de alguns que, obviamente, estão apenas querendo usar isso como pretexto para obterem visualizações e inscritos em seu canal, o que não resolve nada para ninguém e somente eles são beneficiados (embora a curto prazo).

Violações Comuns de Leis e Regulamentos

  • Ser pago para promover ou vender qualquer serviço, produto ou evento. — Os regulamentos estabelecidos pelo Federal Trade Commission (sigla FTC) dos Estados Unidos, que regulariza este tipo de atividade, pode ser lido aqui, onde você poderá constatar que é proibido fazer isso sem divulgar que o endossador do serviço, produto ou evento foi pago para fazê-lo. Esta regra também se aplica nos regulamentos do YouTube, vistos aqui.
  • Promover serviços, produtos ou eventos predatórios de vítimas desavisadas. — É ainda mais proibido do que o acima, promover qualquer coisa, indiferentemente de você ser pago ou não para fazê-lo, que tem o potencial de causar injúria física, moral ou monetária ao público. Nos EUA o termo “predatory lending”, por exemplo, é muito comum para descrever empresas que fazem empréstimos abusivos e muitas vezes ilegais. Se você promove algo assim, você está sendo cúmplice nesta prática e pode ser processado, juntamente com eles, por causar injúria monetária ao público em geral. Isto é também contra o regulamento de uso do YouTube.
  • Fazer vídeo atacando outros YouTubers, seja por qualquer motivo. — Se você crê ter sofrido algum tipo de injúria, seja monetária, física ou moral, por algum usuário da plataforma YouTube, você deve denunciar isto diretamente ao YouTube, que irá então investigar a sua reclamação e agir de acordo, caso sua acusação seja confirmada. Fazer vídeo atacando esta pessoa não é o melhor e mais eficiente meio de “remediar” o problema, pois isso, na verdade, coloca você na mesma posição de violação dos regulamentos da plataforma. Muito menos ainda se não foi você quem sofreu qualquer injúria da pessoa sendo atacada, e isso demonstra que o seu interesse é muito possivelmente a auto-promoção.

Se você reconhece pessoas no YouTube conduzindo um comportamento igual ou similar aos exemplos citados acima, simplesmente não assista os vídeos desta pessoa e a denuncie ao YouTube clicando a bandeirinha abaixo de seus vídeos violadores dos termos de uso do YouTube ou de leis governamentais. Quanto mais pessoas fizerem isso — clicar na bandeirinha de denúncia ao YouTube — mais chances há do vídeo ser banido. Assista o vídeo acima para ver como fazer isso.


AVISO LEGAL: O acima não deve ser considerado um aconselhamento legal. Para isso, busque um advogado. Isto é somente uma dica de utilidade pública.

Post a Comment

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.